HOME

FORMAÇÃO

ALUGUER

MEMBER'S CLUB

EXPERIÊNCIAS

EVENTOS

SERVIÇOS

+ INFO

Login Member's Club

(acesso exclusivo aos Skippers do Member's Club)

(será reencaminhado para uma nova janela)

Login Elearning

(acesso exclusivo a alunos com password previamente fornecida na primeira aula do curso)


(será reencaminhado para uma nova janela)

Login

Login Panel

Live Search

 
 

FAQ

icon faqAqui pode encontrar respostas às principais questões sobre as nossas actividades, produtos e serviços.

Contacte-nos se não encontra resposta à sua questão !


FAQ - Escola de Vela

O Que é a RYA ?

A Royal Yachting Association (RYA) gere um sistema de treino certificação nas várias àreas da nautica de recreio (vela ligeira e cruzeiro, motor, windsurf) mais respeitado e reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e standards de exigência.

Existem escolas reconhecidas em todo o mundo que respeitam standards de operação exigentes (segurança, formação, equipamentos) e que como tal estão autorizadas a oferecer um programa de formação e certificação de competências em permanente melhoria e de grande qualidade. A West Coast é uma dessas escolas com certificação para treino à vela e a motor.

As suas vantagens:
list Obtenha uma certificação de comptências reconhecida internacionalmente;
list Candidate-se ao certificado para o qual já possui experência e competências (entre no programa em qualquer nível de acordo com o seu nível de experiência, evitando ter de fazer um nível inferior quando já possui experiência prévia);
list Obtenha a sua certificação em menos de 1 semana passando 5 dias a velejar (dormindo a bordo) ou 2 dias em semi-rígido;
list Explore o fantástico plano de àgua da região e Costa de Lisboa, incluindo Cascais, Sesimbra, Tróia e Sines, enquanto goza uns dias de férias;
list Navegue de forma confortável, divertida e com um bom ambiente de aprendizagem nos nossos barcos novos e ultra equipados onde vai poder conhecer e experiementar os mais modernos equipamentos.

Visite o website da Royal Yachting Association para mais informações sobre a RYA.

Em que Língua são Leccionados os Cursos?

Todos os cursos RYA são leccionados em Inglês. Esta é uma condição para a emissão de um certificado RYA.

Apenas é necessário ter conhecimentos suficientes para comunicar em inglês. A nomenclatura pode até mesmo estudar antes do seu curso com ajuda de um livro. Os nossos instrutores falam várias línguas e vão sempre ajudar para que tudo fique claro. Se não percebeu uma palavra ou um conceito em inglês o seu instrutor pode explicar-lhe em português. Mas temos de conduzir a aula em inglÊs para que fique globalmente confortável com os termos e, se decidir um dia fazer o nível seguinte numa das muitas escolas RYA espalhadas pelo mundo interior, pode prosseguir sem sobressaltos o seu percurso. Vai ver qu eé divertido e muito fácil !

Os cursos Keelboats Nivel 1,2 ou 3 podem ser leccionados em português ou em inglês, Mas não conduzem a uma certificação RYA.

Quem Pode Fazer um Curso de Vela?

Qualquer pessoa que não tenha problemas de coordenação motora e que saiba nadar. Se consegue dar uma corrida para atravessar a rua e apanhar o autocarro então provavelmente não terá problemas de mobilidade e equilibrio a bordo !

Extstem no entanto alguns pré-requisitos gerais que colocamos como por exemplo:

list Deve saber nadar ou pelo menos estar "confortável" se cair à àgua;

list Actividade interdita a grávidas;

list Mais de 14 anos e para menores sempre acompanhados por um adulto.

Na sua ficha de inscrição terá de nos indicar se sofre de alguma condição médica (asma, coração, costas, restrições de alimentação). Isto não é necessariamente impeditivo de frequentar um curso - o seu instrutor precisa simplesmente de tomar precauções e saber como agir em caso de necessidade.

A partir dos 14 anos já é possível participar nos nossos cursos e actividades desde que acompanhados pelos pais. No entanto não convém "forçar" os mais novos a entrar na vela de cruzeiro demasiadamente cedo. Até aos 14 anos existem os chamados "clubes de vela" especializados em vela ligeira, com barcos ideias para as crianças (Optimist, Laser...).

Pode consultar-nos para que lhe possamos recomendar uma opção neste caso.

Em Que Barcos Funcionam os Cursos?

g725 8Depende do tipo de curso que escolher.

O G7.25 é o veleiro com 7,25m que aconselhamos para uma entrada simples e económica na prátca da vela de cruzeiro. As suas características de agilidade, rapidez, facilidade de manobra e estabilidade tornam-no numa solução ideal para quem se inicia na prática da vela de cruzeiro.

Os nossos cursos em veleiros de cruzeiro ligeiros (Keelboats/day boats/ sportsboats) são uma excelente forma de começar a navegar, funcionam em 3 Níveis que podem ser feitos consecutivamente: Nível 1, Nível 2 e Nível 3 e usam estes barcos.

Estes veleiros estão totalmente equipados para a função a que se destinam: incluem SPi simétrico e assimétrico, estai, genoa, tourmentin (e aprendemos a trocar e dobrar velas!). Têm todos os equipamentos se segurança a que a activdade maritimo turística obriga, incluindo balsa salvavidas insuflável para 6 pessoas. Estes veleiros têm um plano de manutenção rigoroso que inclui manutenção a seco todos os anos.

Já os cursos do esquema RYA Sail Cruising são sempre leccionados em veleiros de cruzeiro maiores,com mais de 10m.

Temos um Bavaria 32 cruiser e um Jeanneau 36i que são o suporte para os cursos dos esquema "RYA Sail Cruising"  Também é possível fazer iniciação ("RYA Start Yachting") nestes veleiros. Desde 2015 estão ainda disponíveis 2 níveis RYA de iniciação ("RYA Start Sailing" e "RYA Basic Skills" que são níveis de inicaição em vela de cruzeiro mas que se distinguem dos ouros por não serem residenciais (não implica dormida a bordo e funcionam das 0930 as 1800).

São veleiros com acomodação e cabines que permitem já viajar, verdadeiros cruzeiros!

Quantos Alunos Vão a Bordo?

alunos6Nos nossos Cursos em "Keelboats" nunca encontrará encontrará mais de 4 alunos mais instrutor a bordo (e tipicamente funcionamos com 3 alunos).

Este é um ponto que distingue a nossa Escola de Vela pois apostamos numa instrução personalizada e numa aprendizagem mais intensiva. Em muitas escolas encontrará preços ligeiramente mais baixos mas aulas com 7 alunos que são apenas passeios e não verdadeiras aulas.

Com menos alunos a bordo tem mais espaço para manobrar, mais tempo de leme e mais atenção dedicada pelo seu instrutor. Desta forma é também mais provável que todos os elementos da tripulação participem activamente e atinjam um nível mais elevado no final do curso.

Com 6 ou mais alunos a bordo numa aula de 4 horas é provável que o seu envolvimento na manobra da embarcação seja residual na maioria do tempo e que o instrutor não possa acompanhar a sua evolução e adaptar o ritmo de aprendizagem às suas necessidades.

Nos cursos do esquema "RYA Sail Cruising" leccionado em veleiros de cruzeiro, o rácio instrutor aluno é de 4:1 (e frequnetemente de 3:1). Para famílias ou grupos podemos organizar cursos com um rácio instrutor/aluno até 5 pessoas pois este é o limite permitido pela RYA.

Mas entendemos que pelo menos na Iniciação, no fundo o primeiro contacto com a modalidade, é crítico uma instrução mais personalizada.

A West Coast é a única escola a trabalhar com este rácio reduzido no sentido de lhe assegurar uma aprendizagem personalizada e mais eficaz.

Os Barcos Viram?

Não. Os veleiros de cruzeiro, ao contrário dos barcos de vela ligeira, não viram pois dispõem de um patilhão responsável pelo equilíbrio da embarcação.

Por exemplo, o G7.25 pesa 1250Kg dos quais 600Kg estão concentrados no patilhão de chumbo ! As embarcações de cruzeiro são equipadas com um sistema de lastro bastante elevado (patilhão) que baixa o centro de gravidade e equilibra o barco.

Para virar uma embarcação deste tipo seria necessário estar dentro de uma tempestade com ondas enormes, o que nunca acontece no Tejo.

Sempre que as condições atmosféricas não o aconselharem navegar à vela o seu skipper poderá cancelar e re-agendar a sua saída à vela por motivos de segurança.

Qual a Duração de uma Aula?

Equipa4 FernandoVitorMais uma vez depende do curso em que se inscreveu. As melhores práticas recomendam que as aulas tenham uma duração de dia comleto para que tenham mais rendimento

Na iniciação e Aperfeiçoamento (keelboats), cada aula tem uma duração máxima de 4 horas (incluindo o tempo de preparação e arrumação do veleiro).

Para os cursos "não residenciais" aconselhamos aulas de dia completo (das 0930 às 18;00). No entanto é possível dividir as suas aulas em 4 períodos de meio-dias (em vez de 2 períodos de dia completo). Nestes casos as aulas funcionam das 0930 as 1330 ou das 1400 às 1800. No entanto, este não é o formato ideal do ponto de vista do aproveitmaento do tempo de aprendizage.

Para os cursos RYA Start Sailing e RYA Basic Skills as aulas de dia completo sao obrigatórias.

Nos restamtes cursos certificados pela RYA, que são cursos "residenciais" onde dorme a bordo, encontrará tripulações até 4 alunos mais instrutor com cursos que vão dos 2 aos 5 dias. Os níveis até Day Skipper podem ser divididos por exemplo em 3+2 dias em dois fins de semana consecutivos, sendo um deles "prolongado".

De acordo com nível do curso pode incluir navegação nocturna e as chegadas aos portos dependem das condições. Num curso típico de 5 dias embarca Domingo ao final do dia e desembarca na sexta-feira seguinte a tarde até às 17:00. As aulas são sempre práticas e a bordo, mesmo quando existem alguns exercícios mais "teóricos" a efectuar estes são feitos durante a navegação, fundeado ou na marina.

A metodologia de ensino é baseada na experiência prática pelo que os alunos saem para o mar sempre que as condicoes o permitem, incluindo na primeira aula. Por isso, traga a sua roupa de mar desde o primeiro dia !

Qual a Diferença entre uma Carta e um Curso de Vela?

Os cursos que conduzem a uma Carta de Navegador (Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa) são essencialmente teóricos e em sala. Apesar de conferirem uma certificação legal em Portugal para governar uma embarcação não conferem experiência prática de navegação, sobretudo à vela. Estes cursos têm um programa idêntico para uma mota de água, um barco a motor ou um barco à vela.

Esta certificação legal sobretudo é necessária se vai comprar um barco ou se vai alugar e se for o responsável pelo barco. Aconselhamos que faça um curso destes depois de já ter adquirido alguma experiência prática seja a navegar a vela ou a motor.

Os cursos conducentes a uma carta de navegador de recreio são sempre leccionados em português e terminam com um exame final com examinador externo da DGRM. Neste caso o primeiro nível que pode fazer é sempre Patrão Local. Apenas pode fazer Patrão de Costa se já tiver Patrão Local há pelo menos 1 ano.

Mas se procura um curso de navegador de recreio e quer começar por aprender alguns conceitos teóricos como a navegação na carta por exemplo, então a solução será começar por um curso de navegador de recreio, provavelmente Patrão Local.

Contacte-nos sempre para ouvir o nosso conselho e para encontrarmos a solução adequada ao seu caso.

Os Cursos São Só ao Fim de Semana?

Depende do curso que escolher e existem inúmeras opções que pode combinar com a sua disponibilidade.

Os cursos "Keelboats" estão disponíveis aos fins de semana e dias úteis. Os cursos RYA de 5 dias são vulgarmente feitos de segunda a sexta-feira. Mas os níveis até Day Skipper inclusivé podem ser "partidos" num formato 3+2 dias (split weekend). ISto significa que pode fazer o seu curso num fim de semana mais um fim de semana de 3 dias.

Consulte-nos para que possamos ajudar com as diversas opções e formatos.

Há uma Parte Teórica?

Os cursos são essencialmente prácticos. Obviamente, aprendem-se também muitas noções teóricas quer na primeira aula que inlcui um briefing inicial um pouco mais longo, quer aproveitando dias de mau tempo ou sem vento.

Alguns dos nossos cursos possuem um sistema de elearning como apoio à aprendizagem "teórica". Por exemplo no caso dos cursos "Keelboats Nivel 1, 2 ou 3" é aqui  pode obter  o seu manual de vela especialmente escrito e adaptado ao veleiro em que irá navegar. E tem também disponíveis alguns recursos adicionais para reforço da aprendizagem sobre RIEAM, Meteorologia entre outros.

Aconselhamos que durante a semana reveja e solidifique os conceitos práticos que aprendeu na sua aula, fazendo uso destes recursos. Consulte sempre o seu instrutor por email ou telefone em caso de dúvidas relativamente aos conceitos teóricos.

Os cursos ditos "teóricos" são sobretudo os cursos conducentes a uma Carta de Navegador de Recreio (no sistema português) e aos Cursos RYA Shorebased (no sistema da RYA leccionado em inglês),

Para que Serve o E-learning?

Se o seu curso inclui recursos de aprendizagem online aconselhamos que faça a sua inscrição na Plataforma de E-learning.

Normalmente receberá uma password de acesso no momento da sua inscrição mas se não recebeu solicite-nos por email (nem todos os cursos usufruem de recursos e-learning)..

As aulas são fundamentalmente práticas e têm lugar no mar pelo que estes recursos são normalmente um importante complemento de aprendizagem.

Os cursos Keelboats Nivel 1-2 ou 3 possuem um e-book "Manual de Vela" que pode ser obtido através do acesso a esta plataforma. O manual é um importante complemento teórico aos conceitos práticos que vai aprendendo a bordo. Aqui encontra por exemplo recursos para aprender e praticar os nós fundamentais a bordo.

Sempre que tiver dúvidas consulte o seu instrutor para obter apoio e esclarecimentos adicionais.

Tenho de Comprar Roupa Especial?

Nada disso. Surpreendentemente a vela exige muito pouco equipamento para além de roupa desportiva e confortável.

É obvio que existem muitos itens de equipamento interessantes e confortáveis, mas aconselhamos fazer primeiro algumas aulas de vela e aconselhar-se com o seu instrutor para depois decidir comprar de forma mais informada.

No nosso email de confirmação do curso de vela consta uma listagem de roupa aconselhada. A saber:

list Sapatos de sola mole que não escorreguem, com sola branca (tipo "sapatos de vela" por exemplo. Saltos altos expressamente não permitidos)

list Roupa desportiva e confortável (evite colares e brincos);

list Boné, protector solar e óculos de sol (no verão);

list Corta-vento, camisola de lã e muda de roupa (para os dias mais frescos ou molhados no Inverno e em especial para alunos da Escola de Vela);

list Traga sempre uma sweat-shirt ou corta-vento, fundamental se velejar ao final da tarde, mesmo que seja Verão;

Alguns alunos consideram particularmente importante as luvas com dedos cortados para proteger as mãos dos cabos.

Tem disponível equipamentos completos Helly Hansen para alugar por períodos de 1 dia ou 5 dias caso necessite e por um valor simbólico. Consulte-nos para mais informações e para reservar.

E Depois do Primeiro Curso? Como Posso Continuar a Velejar?

NA West Coast encontra muitas opções para manter a sua prática regular sem ter imediatmaente de comprar um barco com tudo o que isso significa.

Se fez o Keelboats - Nivel 1 pode frequentar um curso mais avançado (Nivel 2 e Nivel 3) ganhar mais "horas de mar". Ou pode optar por fazer um dos nossos fantásticos cursos RYA e experimentar a sensação de viver a bordo 1 semana e velejar de marina em marina.

A West Coast tem ainda um conjunto de opões para continuar a velejar:
. Aulas Avulso
. Member's Club
. Aluguer de Veleiros com e sem Skipper
. Cartas de Navegador de Recreio
. Viagens Costeiras

Consulte sempre os nossos instrutores para que o possam aconselhar sobre o melhor caminho a seguir

Com o Curso de Iniciação, Posso Comprar um Veleiro e Sair Sózinho?

A resposta é depende.

Temos muitos alunos que com um curso de iniciação em veleiros se sentem à vontade para navegar e aprender por si próprios e com os seus erros. Outros sentem que precisam de mais horas de acompanhamento.

Mas certamente que após o curso de iniciação já terá experimentado uma variedade de situações (muito vento, pouco vento...) para poder tomar esta decisão por si próprio.

Uma coisa é certa: após o curso de iniciação deverá estar pronto para ser um tripulante válido a bordo conhecendo as manobras fundamentais (virar de bordo, cambar, orçar, arribar, a numenclatura náutica, a segurança a bordo) e é por aqui que deve começar.

De qualquer forma o nosso conselho passa por adquirir experiência adicional por exemplo um curso RYA com uma semana a bordo e 5 dias de navegação onde pode verdadeiramente experimentar a realidade da vela de cruzeiro.

Recorde no entanto que em Portugal para assumir o comando de uma embarcação tem de ter uma carta de navegador de recreio.

É Vulgar os Alunos Enjoarem Durante as Aulas?

É raro, pois as condições normais Tejo não originam o enjoo.

Mas pode eventualmente acontecer, às vezes até em dias sem vento e onde persiste alguma ondulação. Se desconfiar por experiências anteriores que isso pode acontecer ou se é mais sensível ao enjoo, convém tomar um comprimido antes da aula, com a antecedência recomendada, ou usar uma pulseira anti-enjoo que encontra à venda na nossa loja na marina de oeiras.

Muitas vezes o simples facto de tomar o comprimido ajuda a enfrentar as primeiras saídas e depois de ganhar "pernas de marinheiro" de certeza que conseguirá sentir-se confortável a bordo! Faz parte da aprendizagem da sua vida a bordo.

É Preciso Levar Comida?

Por favor confirme se o seu curso inclui alimentação a bordo ou não. Nalguns cursos de dia completo é feita uma paragem a meio do dia para almoço. Mas às vezes também acontece almoçarmos fundeados numa baía ou mesmo em andamento. Nestes casos pode ter de levar o seu almoço ligeiro.

Os cursos Keelboats Nivel 1-2-3 não incluem alimentação. Nos nossos cursos RYA a alimentação a bordo está incluída (pequeno almoço, almoço e alguns jantares). Nunca estão incluídas refeições fora do barco em retaurantes.

Para uma aula de 4 horas não é normalmente necessário levar alimentação mas pode se quiser pois há espaço a bordo para guardar a sua mochila.

A solução ideal são sempre sandes, barras energéticas e bebidas. A água a bordo é sempre muito importante. Tudo comidas ligeiras,pré-preparadas e simples de comer a bordo mesmo quando o barco está em movimento.

Como Funciona se Tiver de Faltar?

Por favor leia as nosso termos e condições que constam do verso da sua ficha de inscrição. Diferentes cursos têm condições de cancelmento também diferentes pelo que terá de ver o seu caso específico.

Aconselhamos todos os nossos alunos a fazerem um seguro que cubra a desistência ou cancelamento da suas reservas.


E se estiver Temporal? Há Aula?

Há muitos tipos de "mau tempo".

A decisão de haver ou não aula num determinado fim de semana é tomada pelo instrutor do grupo baseada unicamente no conforto e segurança dos alunos.

A decisão é normalmente tomada nos dias que antecedem a aula. Com base no nosso conhecimento e no nível do grupo decidimos manter ou adiar a aula.

Se tentamos sempre avisar com antecedência por telefone e email, aconteceu já falaharmos algumas vezes e ser necessário adiar a aula mesmo no momento da partida. Esta é uma decisão e uma realidade que faz parte da vida dos velejadores e com a qual temos de saber lidar: decidir sair ou não da marina sempre que o tempo está instável e promete borrasca.

Salientamos que "chuva não é mau tempo"! A menos que seja particularmente intensa e venha sem vento, Por isso acnonselhamos serguir cuidadosamente as nossas recomendações para roupa pois velejar com alguma chuva é divertido ! Mau tempo significa vento e ondulação fortes ,em geral em simultâneo, que possam pôr em perigo a embarcação e a tripulação.

Todas as aulas que não se realizem devido a mau tempo são recalendarizadas pelo que ninguém perde uma aula por motivos de mau tempo.

Devo Aprender num Veleiro Pequeno ou Grande?

DSCF8506Os barcos de menor dimensão são em geral mais sensíveis e uma boa solução para uma primeira aprendizagem. Isto devido à sensibilidade e equilíbrio que exigem da tripulação, quer no leme quer na afinação das velas.

A aprendizagem num veleiro menor, onde o equilíbrio depende da posição dos tripulantes, é mais rápido e sólido. Todos os conceitos que se aprendem em barcos mais pequenos são depois facilmente utilizáveis em qualquer veleiro.

O veleiro costeiro que utilizamos para a os cursos Keelboats - Nivel 1,2 ou 3 (G7.25) é rápido, sensível no leme e espaçoso para a manobra. Possui todas as características pedagógicas necessárias para uma boa aprendizagem. E é simultâneamente um veleiro de patilhão fixo (em chumbo com 640Kg e 1,60 de calado) o que lhe assegura excelentes qualidades a navegar.

A West Coast dispõe de veleiros maiores (10m e mais), os ditos "veleiros de cruzeiro". Estes veleiros possuem acomodação, casa de banho e quartos e permitem fazer cursos "residenciais" ficando a dormir a bordo. São a solução para quem procura a vela de cruzeiro e hoje em dia muitos velejadores aprendem directamente nestes barcos. Mas aconselhamos sempre que, se tiver oportunidade, faça algumas saídas nos veleiros menores para adquir alguma sensibilidade adicional, mesmo depois de fazer um curso num veleiro maior há muito a aprender nos veleiros mais pequenos,

Tenho Direito a uma Carta de Marinheiro?

O termo "Carta de Marinheiro" ou "Carta" em geral refere-se ao sistema de certificação português (Carta de Marinheiro, Carta de Patrão Local, Carta de Patrão de Costa e Carta de Patrão de Alto Mar), Este são cursos essencialmente em sala e após exame conferem uma certificação legal para governar uma embarcação de recreio.

Os cursos práticos de vela, não têm como objectivo a obtenção da "Carta de Marinheiro" e não conferem esta certificação legal para governar em Portugal. Terá de se inscrever num dos cursos acima para obter esta certificação.

Num curso de vela aprende verdadeiramente a navegar adquirindo experiência prática, ao contrário dum curso que conduz a uma carta que é eminentemente teórico (essencialmente ministrado em sala de aula).

Para obter uma carta de navegador de recreio terá de se inscrever num "Curso de Navegador de Recreio" que conduz à obtenção de uma carta de navegador de recreio (Marinheiro, Patrão Local, PAtrão de Costa ou Patrão de Alto Mar).

Aconselhamos sempre que opte por um curso prático onde pode ter um primeiro contacto com a modalidade, experimentar e ver se gosta. Pode depois pensar em tirar uma carta cuja função essencial é permitir navegar independentemente e estar legal perante as autoridades.

Na West Coast pode ainda obter certificações emitidas pela autoridade Inglesa (A RYA). Consulte-nos para mais informações sobre o funcionamento deste sistema e das diferenças face ao sistema português,

Contacte-nos para obter informação adicional.

A Vela é um Desporto Seguro?

A Vela é um desporto muito seguro mas como em qualquer desporto existem alguns riscos que devemos acautelar.

Os velejadores são conhecidos pela comunidade náutica por serem particularmente cuidadosos com as questões de segurança.

E na nossa Escola de Vela damos particular atenção a todas estas questões de segurança, e por isso temos a bordo todos os equipamentos recomendados e praticamos diversos procedimentos de segurança como por exemplo o uso dos coletes insufláveis, as manobras de homem ao mar, o uso do VHF, entre outros.

Temos necessariamente de conhecer os riscos envolvidos para os evitar mas a vela é um desporto muito seguro.

Posso Fazer um Curso se Estiver Grávida?

Não, para evitar qualquer risco de vida para o feto, a West Coast não admite passageiras ou praticantes grávidas.

As passageiras obrigam-se a comunicar uma eventual gravidez quando pretendem reservar uma experiência ou inscrever-se num curso.

Mesmo em casos de gravidez muito recente, não deve embarcar a bordo de um veleiro.

FAQ - Experiências

O Que é um Cruzeiro Romântico?

crom5São passeios em veleiro de cruzeiro com aproximadamente 2 horas de duração acompanhados de um skipper qualificado.

O percurso inclui um passeio à vela frente à Costa do Estoril ou a Belém. Poderá simplesmente aproveitar o passeio para relaxar ou se preferir participar na manobra da embarcação, içando as velas, pegando no leme e velejando a dois em direcção ao horizonte.

Se quiser pode ainda acrescentar uma garrafa de champanhe a bordo para tornar a sua experiências verdadeiramente inesquecível. Existem ainda o "cruzeiro romântico VIP" que apenas difere do "cruzeiro romântico" pois tem lugar num veleiro de cruzeiro maior, mais luxuoso e confortável.

O que é um Baptismo de Vela?

DSCF8612O Baptismo de Vela é uma oportunidade de experimentar a sensação de velejar sem ter que inscrever-se num curso de vela.

O Baptismo inclui aproximadamente 2 horas a velejar e terá oportunidade de se ambientar ao veleiro e participar na manobra da embarcação.

Regra geral terá oportunidade para aprender alguns nós e as manobras básicas à vela como virar de bordo e cambar. Se as condições atmosféricas o permitirem poderá ainda experimentar pegar no leme e assumir o comando da embarcação !

Existem dias especialmente dedicados aos Baptismos de Vela em que todos os tripulantes estarão a viver a sua primeira experiência à vela. Mas em alternativa poderá também integrar uma aula de vela com outros velejadores que o ajudarão nos primeiros passos.

Até Onde Navegamos Durante um Passeio?

À partida é difícil dizer. Na vela dependemos da força do vento e da intensidade e direcção da corrente que é ditada pela maré do dia em que saímos. Com condições de vento moderado será possível ir até à Torre de Belém ou sair da Barra do Tejo em direcção a Cascais.

No entanto, nos Baptismos de Vela, Go Sailing ou Learn to Sail mais importante do que a distância percorrida é poder ter um contacto com a vela, participar nas manobras, içar as velas, ir ao leme e sentir-se confortável a bordo.

Já nos Cruzeiros Românticos onde o objectivo são menos as manobras mas mais o passeio podemos mesmo fazer um pouco de "batota" e usar o motor para ajudar se tivermos pouco vento!

O seu skipper, antes de sair da doca, irá indicar o melhor percurso a ser seguido de acordo com a condições de vento e corrente do dia. Nalguns dias é indiferente a direcção em que se vai a partir de Oeiras (montante ou jusante) pelo que a "tripulação" irá discutir e escolher qual o percurso preferido.

Que Roupa devo Levar?

Aconselhamos um calçado de sola mole e de boa aderência (sapatos de vela, ténis), a roupa deve ser o mais confortável possível e a normal indicada para a estação do ano a que se realiza a actividade.

Um agasalho extra como um corta vento ou casaco é aconselhado pois no mar a sensação térmica é baixa pois estamos constantemente expostos ao vento (inclusive no Verão).

Após a reserva receberá um email de confirmação da sua actividade com todas as informações necessárias à sua actividade e que incluem uma descrição pormenorizada sobre o que deve levar. Leia a lista com atenção e questione-nos se tiver dúvidas.

Evite sempre brincos, sapatos de salto e roupa pouco prática. Regra geral basta roupa desportiva e a bordo encontra sempre alguns casacos ou roupa suplente para o caso de ser necessário.

O Barco Vira?

Não. Os veleiros de cruzeiro, ao contrário dos barcos de vela ligeira, não viram pois dispõem de um patilhão responsável pelo equilíbrio da embarcação.

Por exemplo, o G7.25 pesa 1250Kg dos quais 600Kg estão concentrados no patilhão de chumbo ! As embarcações de cruzeiro são equipadas com um sistema de lastro bastante elevado (patilhão) que baixa o centro de gravidade e equilibra o barco. Para virar uma embarcação deste tipo seria necessário estar dentro de uma tempestade com ondas enormes, o que nunca acontece no Tejo.

Sempre que as condições atmosféricas não o aconselharem navegar à vela o seu skipper poderá cancelar e re-agendar a sua saída à vela por motivos de segurança.

Quantas Pessoas Vão a Bordo?

crom1No caso do Cruzeiro Romântico ou Cruzeiro Romântico VIP vão a bordo apenas 2 pessoas mais o skipper. A ideia do Cruzeiro Romântico é que seja exclusivo pelo que o barco estará sempre reservado para si!

No caso dos Baptismos de Vela, Go Sailing ou Learn to Sail podem ir a bordo entre 3 e 6 pessoas. Dependerá do veleiro utilizado. Nestas experiências pode ainda ocasionalmente ser enquadrado em tripulações com alunos mais avançados da escola de vela e claro, sempre com o seu skipper/instrutor a bordo.

Já na Escola de Vela os cursos são organizados e pensados tipicamente para 3 alunos a bordo mais instrutor. A West Coast é a única escola a trabalhar com este rácio reduzido no sentido de lhe assegurar uma aprendizagem personalizada e mais eficaz.

Por isso, embora os veleiros possam embarcar 4 alunos mais instrutor tipicamente encontra sempre um rácio de 3:1 nos cursos de vela

E se estiver Temporal? Sou obrigado a fazer o passeio?

Claro que não!! Queremos que desfrute de um bom momento e se o tempo estiver mau, remarcamos uma nova data para o seu passeio.

Por este motivo solicitamos sempre o seu telemóvel para termos forma de o(a) contactar rapidamente em caso de necessidade.

Mas, se o seu espírito for de aventura onde chuva e vento não são um problema, garantimos que o seu skipper se dá bem com água e o vosso passeio à vela será incluirá alguma emoção extra !

Onde devo Dirigir-me ao Chegar à Marina?

Quando efectuar a confirmação do passeio, ser-lhe-á enviado um email com o mapa do local de encontro e sobre como chegar à nossa loja (ver abaixo). A West Coast possui uma loja muit fácil de encontrar na marina de oeiras.

Se estiver perdido pode sempre ligar-nos para que possamos ajudar.

porto_recreio_oeirasO Porto de Recreio de Oeiras oferece acesso rápido a um plano de água de elevada qualidade. Possui infra-estruturas modernas e de qualidade para suporte da prática da vela, incluindo restaurantes, lojas, balneários, segurança e parqueamento.

Nas imediações estão várias praias, uma piscina oceânica e um passeio marítimo.

A sua localização à entrada da Barra do Tejo permite navegar em mar aberto com águas límpidas ou optar pela navegação nas águas mais abrigadas do Tejo.

A proximidade a Cascais e a Belém bem como a rápida saída em direcção a destinos como Sesimbra são também uma vantagem a ter em conta.


Coordenadas GPS: N38º40.580 W009º19.109

É possível velejar quando se está grávida?

Não, para evitar qualquer risco de vida para o feto, a West Coast não admite passageiras ou praticantes grávidas.

As passageiras obrigam-se a comunicar uma eventual gravidez quando pretendem reservar uma experiência ou inscrever-se num curso.

Mesmo em casos de gravidez muito recente, não deve embarcar a bordo de um veleiro.

FAQ - Member's Club

Como Funciona o Members Club?

bavaria32 5 CascaisTal como quando se inscreve num ginásio. Escolhe uma localização perto de si, paga um valor mensal, usa o barco e quando termina lava-o.

Tudo isto sem todas responsabilidades associadas a ser proprietário (empate de capital, custos de marina, seguros, manutenção, limpeza, abastecimento).

Apenas tem de velejar e pagar uma mensalidade que é pouco mais do que o custo de amarração do veleiro.

Pode desistir com um pré-aviso de apenas 2 meses (sem outro compromisso) e tem direito a 3 utilizações em período de fim de semana e 7 utilizações em período de dias de semana (os chamados slots). E todas as marcações "Last Minute" (com 24hrs de antecedência) são ilimitadas. Por isso se o veleiro estiver disponível pode simplesmente fazer uso dele !

Asseguramos um sistema de reservas online (software próprio) e que o barco se encontra limpo e pronto a navegar quando chega à marina. Por isso o acesso ao "seu" veleiro é independente pois possui a chave do barco e cartão de marina.

Simples e flexivel !

Como funciona a subscrição?

Através de uma subscrição mensal cada Membro assegura a utilização de um veleiro topo de gama pelo menos 10 vezes por mês, acrescendo utilização ilimitada em regime de "Last Minute" (todas as marcações efectuadas a menos de 24hrs de utilização).

Os créditos que não utilizar num mês (por exemplo, esteve fora do país ou simplesmente não teve disponibilidade para velejar) acumulam para o mês seguinte. E se num determinado mês lhe apetecer mesmo velejar mais (o vento está óptimo!) pode usar os créditos do mês seguinte pedindo "emprestado" dos seus próximos créditos.

Solicite-nos a minuta do contrato para ficar a conhecer todos os detalhes de funcionamento deste sistema único e amplamente utilizado nos Estados Unidos, Espanha e Inglaterra.

Para reservar basta aceder ao software, reservar e rumar à marina. Em 3 cliques está a navegar.

Como Reservar?

As reservas podem ser feitas directamente online a qualquer momento, através do seu computador ou Smart Phone.

Está disponível online e em permanência um software para que possa a qualquer momento consultar as disponibilidades e fazer as suas reservas.

Para além de um calendário com um sistema de reservas intuitivo tem à disposição um forum (para convidar os restantes membros a integrarem a sua tripulação por exemplo ou mesmo para se disponibilizar para ser tripulante), e a consulta dos seus créditos usados e disponíveis.

Ser-lhe á atribuida uma password para acesso exclusivo ao nosso website a partir do momento em que subscrever. Em 3 cliques tem a sua reserva feita e está a navegar.

Posso Reservar com Quanta Antecedência?

Pode reservar com até 9 meses de antecedência.

Significa por exemplo que em Janeiro pode fazer qualquer reserva até Setembro (inclusivé). O software "liberta" esta permissão automaticamente.

E pode alterar a qualquer momento as suas reservas. Apenas existe uma penalização para alterações nas 96 horas que antecedem o período de utilização.

Posso Cancelar uma Reserva sem Perder o Direito a essa Saída?

Sim desde que cancele com pelo menos 96 horas de antecedência. Se cancelar nas 96 horas que antecedem a sua utilização perderá direito ao seu crédito.

Para efectuar um cancelamento de uma reserva basta aceder ao software e cancelar com 3 clicks.

É muito simples pois todo o sistema de marcações é feito através do software próprio permanentemente acessível através de computador ou smartphone.

E recebe sempre um email de confirmação da operação que efectuou.

Quem Controla as Reservas?

members1 entrada smallO sistema (software de marcações) é totalmente autónomo - pode aceder a qualquer hora do dia 365 dias por ano.

As regras de funcionamento estão no sistema pelo que este controla e regista os créditos de cada membro. Sempre que fizer uma marcação receberá também um email de confirmação na sua caixa de correio.

Mas o nosso escritório controla e re-confirma diariamente todas as reservas e entra em contacto consigo sempre que for necessário pois recebemos avisos automáticos sempre que há uma marcação ou cancelamento. Isto assegura-lhe também que o veleiro estará impecável quando o for utilizar.

Em caso de falha do software poderá fazer a sua reserva pelo telefone (nunca aconteceu até hoje!) para que nunca deixe de poder velejar.

Posso Acumular Créditos para o Mês Seguinte?

Sim pode acumular o que não utilizou um mês para a frente.

Um sistema semelhante aos pacotes de minutos nos tarifário dos telemóveis - o que não utilizou no mês actual pode ser utilizado no mês seguinte.

No entanto, se não utilizar estes créditos no mês seguinte àquele a que pertencem estes são dados como perdidos. A sua conta acumula automaticamente estas disponibilidades e pode consultá-las e marcá-las a qualquer hora.

Quando efectua as marcações o sistema permite-lhe escolher quais os créditos que vai utilizar, apresentando-lhe a opção de usar os créditos do mês anterior para acumular com os créditos do mês corrente.

Quantas pessoas posso levar a bordo?

bavaria32 6 SeixalAté ao máximo da lotação do barco.

Por exemplo a lotação do Bavaria 32 cruiser é de 6 pessoas pelo que poderá convidar até 5 passageiros para a sua saída. Tal como faria com o seu próprio veleiro.

Salientamos ainda que não é permitido navegar em solitário e à noite durante o primeiro ano d subscrição do Member's Club e a West Coast reserva-se o direito de manter esta restrição de acordo com as capacidades de cada velejador.

Por isso é sempre importante assegurar que tem tripulação e caso precise poderemos ajudar divulgando pedidos de tripulação junto da nossa comunidade de alunos da escola de vela que podem ser uma boa ajuda.

Posso Emprestar o Barco a um Amigo?

Não. O subscritor do contrato é sempre o responsável e tem sempre de estar sempre a bordo.

Pode no entanto subscrever a opção Duo que lhe permite partilhar uma quota de utilização com um amigo, velejando em conjunto ou de forma independente.

Mas não pode nunca emprestar o veleiro a amigos. A violação deste pressuposto é um dos motivos de exclusão do clube pois é um ponto muito importante e diz respeito à responsabilidade de cada um a bordo.

Consulte-nos para saber mais informações sobre a "Opção Duo" e sobre como pode partilhar um conjunto de créditos com um amigo.

Posso Dormir a Bordo?

bavaria32 cruiserSim claro desde que o veleiro em causa o permita e tenha reservado o barco para o período da noite

Deve sempre acautelar a hora do regresso e recordar que:

list a troca do veleiro ocorre sempre na marina base, excepto quando existem actividades especiais propostas pela West Coast

list os custos da marina base estão incluídos na mensalidade mas custos com marina para além da marina de origem são a suportar pelo utilizador. Por exemplo, se fôr passar 2 dias na Marina de Cascais os custos de marina são por sua conta, tal como se fosse o seu veleiro;

list sempre que dormir a bordo a utilização de lençóis sobre as camas é obrigatório. Pode levar a sua própria roupa de cama ou em alternativa solicitar-nos a colocação (acrescem custos).

Porquê a sua Carta com a West Coast ?...


  • Taxa de Sucesso Elevada
    92% é a Taxa de Sucesso no nosso curso de Patrão Local, ao longo dos últimos 3 anos...


  • Second Chance
    Sabemos que é irrealista prometer uma taxa de aprovação de 100%. Mas podemos assegurar-lhe que faremos tudo para o(a) ajudar a passar e obter o seu certificado. Por isso, na maioria dos nossos cursos oferecemos a possibilidade de repetir o seu curso (ou partes) sem custos acrescidos. Somos a única escola que lhe oferece um "Learning Agreement and Second Chance Warranty" com a possibilidade de repetir o seu curso se as coisas não correrem bem.


  • E-Learning
    Somos também única escola com uma plataforma de aprendizagem online que funciona como complemento à aprendizagem em sala. Aqui pode encontrar todos os recursos de aprendizagem, acesso facilitado aos seus formadores, testes e exames on-line com resposta imediata, videos, slides e possibildiade de colaborar com os seus colegas.


  • Forte Componente prática
    Somos a escola com maior ênfase prática dentro dos cursos de cartas de navegador. Aulas à vela e a motor respeitando as melhores práticas internacionais de rácio instrutor/aluno. O curso de Patrão Local inclui ainda a oferta extra de um mini-curso de vela !

Os Nossos Barcos

barcos

Flyers Informativos

flyers

Bolsa de Emprego

job openings

A Nossa Newsletter
Subscreva para ficar ao corrente dos cursos e eventos da nossa Escola

Solicite um
Contacto


logo westcoast white


logo turismoportugal white
logo rya white


logo dgrm white
Marina de Oeiras - Loja C9
Estrada Marginal - Praia da Torre
2780-267 Oeiras
PORTUGAL

 
+351 21 09953 20
+351 91 575 96 00
 
 
Fazer uma pergunta
Deixe-nos aqui a sua Mensagem. Respondemos em 24 horas (dias úteis) ou até 48 horas se a sua mensagem for colocada durante o fim de semana. Obrigado por nos contactar !
1000 caracteres à esquerda