FAQ - Sailing School

Login

Todos os nossos cursos teóricos usufruem de recursos adicionais através da nossa plataforma de e-learning.

Se é aluno inscrito num dos nossos cursos faça o seu primeiro registo utilizando a Password de curso que lhe foi enviada através do email de confirmação de inscrição

Caso tenha dificuldade em efectuar o seu registo contacte-nos.

Conheça a Plataforma de Elearning (link externo)

CursosOnline3
Login Elearning

Live Search

 
 

Questions

A Vela é um desporto muito seguro mas como em qualquer desporto existem alguns riscos que devemos acautelar.

Os velejadores são conhecidos pela comunidade náutica por serem particularmente cuidadosos com as questões de segurança.

E na nossa Escola de Vela damos particular atenção a todas estas questões de segurança, e por isso temos a bordo todos os equipamentos recomendados e praticamos diversos procedimentos de segurança como por exemplo o uso dos coletes insufláveis, as manobras de homem ao mar, o uso do VHF, entre outros.

Temos necessariamente de conhecer os riscos envolvidos para os evitar mas a vela é um desporto muito seguro.

This information was useful?

A resposta é depende.

Temos muitos alunos que com um curso de iniciação em veleiros se sentem à vontade para navegar e aprender por si próprios e com os seus erros. Outros sentem que precisam de mais horas de acompanhamento.

Mas certamente que após o curso de iniciação já terá experimentado uma variedade de situações (muito vento, pouco vento...) para poder tomar esta decisão por si próprio.

Uma coisa é certa: após o curso de iniciação deverá estar pronto para ser um tripulante válido a bordo conhecendo as manobras fundamentais (virar de bordo, cambar, orçar, arribar, a numenclatura náutica, a segurança a bordo) e é por aqui que deve começar.

De qualquer forma o nosso conselho passa por adquirir experiência adicional por exemplo um curso RYA com uma semana a bordo e 5 dias de navegação onde pode verdadeiramente experimentar a realidade da vela de cruzeiro.

Recorde no entanto que em Portugal para assumir o comando de uma embarcação tem de ter uma carta de navegador de recreio.

This information was useful?

Por favor leia as nosso termos e condições que constam do verso da sua ficha de inscrição. Diferentes cursos têm condições de cancelmento também diferentes pelo que terá de ver o seu caso específico.

Aconselhamos todos os nossos alunos a fazerem um seguro que cubra a desistência ou cancelamento da suas reservas.

This information was useful?

Os barcos de menor dimensão são em geral mais sensíveis e uma boa solução para uma primeira aprendizagem. Isto devido à sensibilidade e equilíbrio que exigem da tripulação, quer no leme quer na afinação das velas.

A aprendizagem num veleiro menor, onde o equilíbrio depende da posição dos tripulantes, é mais rápido e sólido. Todos os conceitos que se aprendem em barcos mais pequenos são depois facilmente utilizáveis em qualquer veleiro.

O veleiro costeiro que utilizamos para a os cursos Keelboats - Nivel 1,2 ou 3 (G7.25) é rápido, sensível no leme e espaçoso para a manobra. Possui todas as características pedagógicas necessárias para uma boa aprendizagem. E é simultâneamente um veleiro de patilhão fixo (em chumbo com 640Kg e 1,60 de calado) o que lhe assegura excelentes qualidades a navegar.

A West Coast dispõe de veleiros maiores (10m e mais), os ditos "veleiros de cruzeiro". Estes veleiros possuem acomodação, casa de banho e quartos e permitem fazer cursos "residenciais" ficando a dormir a bordo. São a solução para quem procura a vela de cruzeiro e hoje em dia muitos velejadores aprendem directamente nestes barcos. Mas aconselhamos sempre que, se tiver oportunidade, faça algumas saídas nos veleiros menores para adquir alguma sensibilidade adicional, mesmo depois de fazer um curso num veleiro maior há muito a aprender nos veleiros mais pequenos.

This information was useful?

Na West Coast encontra muitas opções para manter a sua prática regular sem ter imediatmaente de comprar um barco com tudo o que isso significa.

Se fez o Keelboats - Nivel 1 pode frequentar um curso mais avançado (Nivel 2 e Nivel 3) ganhar mais "horas de mar". Ou pode optar por fazer um dos nossos fantásticos cursos RYA e experimentar a sensação de viver a bordo 1 semana e velejar de marina em marina.

A West Coast tem ainda um conjunto de opões para continuar a velejar:
. Aulas Avulso
. My Yacht
. Aluguer de Veleiros com e sem Skipper
. Cartas de Navegador de Recreio
. Viagens Costeiras

Consulte sempre os nossos instrutores para que o possam aconselhar sobre o melhor caminho a seguir

This information was useful?

Por favor confirme se o seu curso inclui alimentação a bordo ou não. Nalguns cursos de dia completo é feita uma paragem a meio do dia para almoço. Mas às vezes também acontece almoçarmos fundeados numa baía ou mesmo em andamento. Nestes casos pode ter de levar o seu almoço ligeiro.

Os cursos Keelboats Nivel 1-2-3 não incluem alimentação. Nos nossos cursos RYA a alimentação a bordo está incluída (pequeno almoço, almoço e alguns jantares). Nunca estão incluídas refeições fora do barco em retaurantes.

Para uma aula de 4 horas não é normalmente necessário levar alimentação mas pode se quiser pois há espaço a bordo para guardar a sua mochila.

A solução ideal são sempre sandes, barras energéticas e bebidas. A água a bordo é sempre muito importante. Tudo comidas ligeiras,pré-preparadas e simples de comer a bordo mesmo quando o barco está em movimento.

This information was useful?

Há muitos tipos de "mau tempo".

A decisão de haver ou não aula num determinado fim de semana é tomada pelo instrutor do grupo baseada unicamente no conforto e segurança dos alunos.

A decisão é normalmente tomada nos dias que antecedem a aula. Com base no nosso conhecimento e no nível do grupo decidimos manter ou adiar a aula.

Se tentamos sempre avisar com antecedência por telefone e email, aconteceu já falaharmos algumas vezes e ser necessário adiar a aula mesmo no momento da partida. Esta é uma decisão e uma realidade que faz parte da vida dos velejadores e com a qual temos de saber lidar: decidir sair ou não da marina sempre que o tempo está instável e promete borrasca.

Salientamos que "chuva não é mau tempo"! A menos que seja particularmente intensa e venha sem vento, Por isso acnonselhamos serguir cuidadosamente as nossas recomendações para roupa pois velejar com alguma chuva é divertido ! Mau tempo significa vento e ondulação fortes ,em geral em simultâneo, que possam pôr em perigo a embarcação e a tripulação.

Todas as aulas que não se realizem devido a mau tempo são recalendarizadas pelo que ninguém perde uma aula por motivos de mau tempo.

This information was useful?

É raro, pois as condições normais Tejo não originam o enjoo.

Mas pode eventualmente acontecer, às vezes até em dias sem vento e onde persiste alguma ondulação. Se desconfiar por experiências anteriores que isso pode acontecer ou se é mais sensível ao enjoo, convém tomar um comprimido antes da aula, com a antecedência recomendada.

Muitas vezes o simples facto de tomar o comprimido ajuda a enfrentar as primeiras saídas e depois de ganhar "pernas de marinheiro" de certeza que conseguirá sentir-se confortável a bordo! Faz parte da aprendizagem da sua vida a bordo.

This information was useful?

Depende do tipo de curso que escolher.

O G7.25 é o veleiro com 7,25m que aconselhamos para uma entrada simples e económica na prática da vela de cruzeiro. As suas características de agilidade, rapidez, facilidade de manobra e estabilidade tornam-no numa solução ideal para quem se inicia na prática da vela de cruzeiro.

Os nossos cursos em veleiros de cruzeiro ligeiros (Keelboats/day boats/ sportsboats) são uma excelente forma de começar a navegar, funcionam em 2 Níveis que podem ser feitos consecutivamente: Nível 1, Nível 2 e usam estes barcos.

Estes veleiros estão totalmente equipados para a função a que se destinam: incluem SPi simétrico e assimétrico, estai, genoa, tourmentin (e aprendemos a trocar e dobrar velas!). Têm todos os equipamentos se segurança a que a activdade maritimo turística obriga. Estes veleiros têm um plano de manutenção rigoroso que inclui manutenção a seco todos os anos.

Já os cursos do esquema RYA Sail Cruising são sempre leccionados em veleiros de cruzeiro maiores,com mais de 10m.

Temos um Bavaria 32 cruiser, um dufour 382 e um Jeanneau 36i que são o suporte para os cursos dos esquema "RYA Sail Cruising"  Também é possível fazer iniciação ("RYA Start Yachting") nestes veleiros. Desde 2015 estão ainda disponíveis 2 níveis RYA de iniciação ("RYA Start Sailing" e "RYA Basic Skills" que são níveis de inicaição em vela de cruzeiro mas que se distinguem dos ouros por não serem residenciais (não implica dormida a bordo e funcionam das 0930 as 1800).

São veleiros com acomodação e cabines que permitem já viajar, verdadeiros cruzeiros!

This information was useful?

Todos os cursos RYA são leccionados em Inglês. Esta é uma condição para a emissão de um certificado RYA.

Apenas é necessário ter conhecimentos suficientes para comunicar em inglês. A nomenclatura pode até mesmo estudar antes do seu curso com ajuda de um livro. Os nossos instrutores falam várias línguas e vão sempre ajudar para que tudo fique claro. Se não percebeu uma palavra ou um conceito em inglês o seu instrutor pode explicar-lhe em português. Mas temos de conduzir a aula em inglÊs para que fique globalmente confortável com os termos e, se decidir um dia fazer o nível seguinte numa das muitas escolas RYA espalhadas pelo mundo interior, pode prosseguir sem sobressaltos o seu percurso. Vai ver qu eé divertido e muito fácil !

Os cursos Keelboats Nivel 1,2 ou 3 podem ser leccionados em português ou em inglês, Mas não conduzem a uma certificação RYA.

This information was useful?

Our Boats

barcos

Our Flyers


flyers uk

Jobs Available

job openings

Our Newsletter
Subscribe to stay updated about our courses and events including Last Minute offers

Request a
Contact


logo westcoast white



logo turismoportugal white
logo rya white


logo dgrm white
Marina de Oeiras - Loja C9
Estrada Marginal - Praia da Torre
2780-267 Oeiras
PORTUGAL
 
+351 21 099 53 20
+351 91 575 96 00



This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
                
Ask a question
Leave your message here. We will answer within 24hrs (working days) or up to 48hrs if your message falls within a weekend or national holiday. Thanks for contacting us !
1000 characters left