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Por favor leia as nosso termos e condições que constam do verso da sua ficha de inscrição. Diferentes cursos têm condições de cancelmento também diferentes pelo que terá de ver o seu caso específico.

Aconselhamos todos os nossos alunos a fazerem um seguro que cubra a desistência ou cancelamento da suas reservas.

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Se tiver o azar de não poder comparecer ao exame ou se por algum motivo chumbar, poderá inscrever-se na nossa próxima data de exame.

Não é obrigatório realizar as aulas novamente mas nós aconselhamos a repetir algumas.

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É raro, pois as condições normais Tejo não originam o enjoo.

Mas pode eventualmente acontecer, às vezes até em dias sem vento e onde persiste alguma ondulação. Se desconfiar por experiências anteriores que isso pode acontecer ou se é mais sensível ao enjoo, convém tomar um comprimido antes da aula, com a antecedência recomendada.

Muitas vezes o simples facto de tomar o comprimido ajuda a enfrentar as primeiras saídas e depois de ganhar "pernas de marinheiro" de certeza que conseguirá sentir-se confortável a bordo! Faz parte da aprendizagem da sua vida a bordo.

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Se o seu curso inclui recursos de aprendizagem online aconselhamos que faça a sua inscrição na Plataforma de E-learning.

Normalmente receberá uma password de acesso no momento da sua inscrição mas se não recebeu solicite-nos por email (nem todos os cursos usufruem de recursos e-learning)..

As aulas são fundamentalmente práticas e têm lugar no mar pelo que estes recursos são normalmente um importante complemento de aprendizagem.

Sempre que tiver dúvidas consulte o seu instrutor para obter apoio e esclarecimentos adicionais.

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Os cursos que conduzem a uma Carta de Navegador (Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa) são essencialmente teóricos e em sala. Apesar de conferirem uma certificação legal em Portugal para governar uma embarcação não conferem experiência prática de navegação, sobretudo à vela. Estes cursos têm um programa idêntico para uma mota de água, um barco a motor ou um barco à vela.

Esta certificação legal sobretudo é necessária se vai comprar um barco ou se vai alugar e se for o responsável pelo barco. Aconselhamos que faça um curso destes depois de já ter adquirido alguma experiência prática seja a navegar a vela ou a motor.

Os cursos conducentes a uma carta de navegador de recreio são sempre leccionados em português e terminam com um exame final com examinador externo da DGRM. Neste caso o primeiro nível que pode fazer é sempre Patrão Local. Apenas pode fazer Patrão de Costa se já tiver Patrão Local há pelo menos 1 ano.

Mas se procura um curso de navegador de recreio e quer começar por aprender alguns conceitos teóricos como a navegação na carta por exemplo, então a solução será começar por um curso de navegador de recreio, provavelmente Patrão Local.

Contacte-nos sempre para ouvir o nosso conselho e para encontrarmos a solução adequada ao seu caso.

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O curso de marinheiro tem a duração de 3 fins de semana ( na opcção ao fim de semana)

O cursos de Patrão local tem a duração de 5 semanas

O curso de Patrão de conta tema  duração de 7 semanas.

O curso de Patrão de Alto mar 4 meses

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Há muitos tipos de "mau tempo".

A decisão de haver ou não aula num determinado fim de semana é tomada pelo instrutor do grupo baseada unicamente no conforto e segurança dos alunos.

A decisão é normalmente tomada nos dias que antecedem a aula. Com base no nosso conhecimento e no nível do grupo decidimos manter ou adiar a aula.

Se tentamos sempre avisar com antecedência por telefone e email, aconteceu já falaharmos algumas vezes e ser necessário adiar a aula mesmo no momento da partida. Esta é uma decisão e uma realidade que faz parte da vida dos velejadores e com a qual temos de saber lidar: decidir sair ou não da marina sempre que o tempo está instável e promete borrasca.

Salientamos que "chuva não é mau tempo"! A menos que seja particularmente intensa e venha sem vento, Por isso acnonselhamos serguir cuidadosamente as nossas recomendações para roupa pois velejar com alguma chuva é divertido ! Mau tempo significa vento e ondulação fortes ,em geral em simultâneo, que possam pôr em perigo a embarcação e a tripulação.

Todas as aulas que não se realizem devido a mau tempo são recalendarizadas pelo que ninguém perde uma aula por motivos de mau tempo.

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