FAQ - Formação Vela

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FAQ - Formação Vela

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Se o seu curso inclui recursos de aprendizagem online aconselhamos que faça a sua inscrição na Plataforma de E-learning.

Normalmente receberá uma password de acesso no momento da sua inscrição mas se não recebeu solicite-nos por email (nem todos os cursos usufruem de recursos e-learning)..

As aulas são fundamentalmente práticas e têm lugar no mar pelo que estes recursos são normalmente um importante complemento de aprendizagem.

Os cursos Keelboats Nivel 1-2 ou 3 possuem um e-book "Manual de Vela" que pode ser obtido através do acesso a esta plataforma. O manual é um importante complemento teórico aos conceitos práticos que vai aprendendo a bordo. Aqui encontra por exemplo recursos para aprender e praticar os nós fundamentais a bordo.

Sempre que tiver dúvidas consulte o seu instrutor para obter apoio e esclarecimentos adicionais.

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terça-feira, 17 março 2020 10:21 terça-feira, 17 março 2020 10:21
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Nada disso. Surpreendentemente a vela exige muito pouco equipamento para além de roupa desportiva e confortável.

É obvio que existem muitos itens de equipamento interessantes e confortáveis, mas aconselhamos fazer primeiro algumas aulas de vela e aconselhar-se com o seu instrutor para depois decidir comprar de forma mais informada.

No nosso email de confirmação do curso de vela consta uma listagem de roupa aconselhada. A saber:

list Sapatos de sola mole que não escorreguem, com sola branca (tipo "sapatos de vela" por exemplo. Saltos altos expressamente não permitidos)

list Roupa desportiva e confortável (evite colares e brincos);

list Boné, protector solar e óculos de sol (no verão);

list Corta-vento, camisola de lã e muda de roupa (para os dias mais frescos ou molhados no Inverno e em especial para alunos da Escola de Vela);

list Traga sempre uma sweat-shirt ou corta-vento, fundamental se velejar ao final da tarde, mesmo que seja Verão;

Alguns alunos consideram particularmente importante as luvas com dedos cortados para proteger as mãos dos cabos.

Tem disponível equipamentos completos Helly Hansen para alugar por períodos de 1 dia ou 5 dias caso necessite e por um valor simbólico. Consulte-nos para mais informações e para reservar.

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terça-feira, 17 março 2020 10:22 terça-feira, 17 março 2020 10:22
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Na West Coast encontra muitas opções para manter a sua prática regular sem ter imediatmaente de comprar um barco com tudo o que isso significa.

Se fez o Keelboats - Nivel 1 pode frequentar um curso mais avançado (Nivel 2 e Nivel 3) ganhar mais "horas de mar". Ou pode optar por fazer um dos nossos fantásticos cursos RYA e experimentar a sensação de viver a bordo 1 semana e velejar de marina em marina.

A West Coast tem ainda um conjunto de opões para continuar a velejar:
. Aulas Avulso
. My Yacht
. Aluguer de Veleiros com e sem Skipper
. Cartas de Navegador de Recreio
. Viagens Costeiras

Consulte sempre os nossos instrutores para que o possam aconselhar sobre o melhor caminho a seguir

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terça-feira, 17 março 2020 10:23 terça-feira, 17 março 2020 10:23
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A resposta é depende.

Temos muitos alunos que com um curso de iniciação em veleiros se sentem à vontade para navegar e aprender por si próprios e com os seus erros. Outros sentem que precisam de mais horas de acompanhamento.

Mas certamente que após o curso de iniciação já terá experimentado uma variedade de situações (muito vento, pouco vento...) para poder tomar esta decisão por si próprio.

Uma coisa é certa: após o curso de iniciação deverá estar pronto para ser um tripulante válido a bordo conhecendo as manobras fundamentais (virar de bordo, cambar, orçar, arribar, a numenclatura náutica, a segurança a bordo) e é por aqui que deve começar.

De qualquer forma o nosso conselho passa por adquirir experiência adicional por exemplo um curso RYA com uma semana a bordo e 5 dias de navegação onde pode verdadeiramente experimentar a realidade da vela de cruzeiro.

Recorde no entanto que em Portugal para assumir o comando de uma embarcação tem de ter uma carta de navegador de recreio.

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terça-feira, 17 março 2020 10:24 terça-feira, 17 março 2020 10:24
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É raro, pois as condições normais Tejo não originam o enjoo.

Mas pode eventualmente acontecer, às vezes até em dias sem vento e onde persiste alguma ondulação. Se desconfiar por experiências anteriores que isso pode acontecer ou se é mais sensível ao enjoo, convém tomar um comprimido antes da aula, com a antecedência recomendada.

Muitas vezes o simples facto de tomar o comprimido ajuda a enfrentar as primeiras saídas e depois de ganhar "pernas de marinheiro" de certeza que conseguirá sentir-se confortável a bordo! Faz parte da aprendizagem da sua vida a bordo.

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terça-feira, 17 março 2020 10:33 terça-feira, 17 março 2020 10:33
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Por favor confirme se o seu curso inclui alimentação a bordo ou não. Nalguns cursos de dia completo é feita uma paragem a meio do dia para almoço. Mas às vezes também acontece almoçarmos fundeados numa baía ou mesmo em andamento. Nestes casos pode ter de levar o seu almoço ligeiro.

Os cursos Keelboats Nivel 1-2-3 não incluem alimentação. Nos nossos cursos RYA a alimentação a bordo está incluída (pequeno almoço, almoço e alguns jantares). Nunca estão incluídas refeições fora do barco em retaurantes.

Para uma aula de 4 horas não é normalmente necessário levar alimentação mas pode se quiser pois há espaço a bordo para guardar a sua mochila.

A solução ideal são sempre sandes, barras energéticas e bebidas. A água a bordo é sempre muito importante. Tudo comidas ligeiras,pré-preparadas e simples de comer a bordo mesmo quando o barco está em movimento.

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terça-feira, 17 março 2020 10:34 terça-feira, 17 março 2020 10:34
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Por favor leia as nosso termos e condições que constam do verso da sua ficha de inscrição. Diferentes cursos têm condições de cancelmento também diferentes pelo que terá de ver o seu caso específico.

Aconselhamos todos os nossos alunos a fazerem um seguro que cubra a desistência ou cancelamento da suas reservas.

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terça-feira, 17 março 2020 10:35 terça-feira, 17 março 2020 10:35
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Há muitos tipos de "mau tempo".

A decisão de haver ou não aula num determinado fim de semana é tomada pelo instrutor do grupo baseada unicamente no conforto e segurança dos alunos.

A decisão é normalmente tomada nos dias que antecedem a aula. Com base no nosso conhecimento e no nível do grupo decidimos manter ou adiar a aula.

Se tentamos sempre avisar com antecedência por telefone e email, aconteceu já falaharmos algumas vezes e ser necessário adiar a aula mesmo no momento da partida. Esta é uma decisão e uma realidade que faz parte da vida dos velejadores e com a qual temos de saber lidar: decidir sair ou não da marina sempre que o tempo está instável e promete borrasca.

Salientamos que "chuva não é mau tempo"! A menos que seja particularmente intensa e venha sem vento, Por isso acnonselhamos serguir cuidadosamente as nossas recomendações para roupa pois velejar com alguma chuva é divertido ! Mau tempo significa vento e ondulação fortes ,em geral em simultâneo, que possam pôr em perigo a embarcação e a tripulação.

Todas as aulas que não se realizem devido a mau tempo são recalendarizadas pelo que ninguém perde uma aula por motivos de mau tempo.

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terça-feira, 17 março 2020 10:36 terça-feira, 17 março 2020 10:36
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Os barcos de menor dimensão são em geral mais sensíveis e uma boa solução para uma primeira aprendizagem. Isto devido à sensibilidade e equilíbrio que exigem da tripulação, quer no leme quer na afinação das velas.

A aprendizagem num veleiro menor, onde o equilíbrio depende da posição dos tripulantes, é mais rápido e sólido. Todos os conceitos que se aprendem em barcos mais pequenos são depois facilmente utilizáveis em qualquer veleiro.

O veleiro costeiro que utilizamos para a os cursos Keelboats - Nivel 1,2 ou 3 (G7.25) é rápido, sensível no leme e espaçoso para a manobra. Possui todas as características pedagógicas necessárias para uma boa aprendizagem. E é simultâneamente um veleiro de patilhão fixo (em chumbo com 640Kg e 1,60 de calado) o que lhe assegura excelentes qualidades a navegar.

A West Coast dispõe de veleiros maiores (10m e mais), os ditos "veleiros de cruzeiro". Estes veleiros possuem acomodação, casa de banho e quartos e permitem fazer cursos "residenciais" ficando a dormir a bordo. São a solução para quem procura a vela de cruzeiro e hoje em dia muitos velejadores aprendem directamente nestes barcos. Mas aconselhamos sempre que, se tiver oportunidade, faça algumas saídas nos veleiros menores para adquir alguma sensibilidade adicional, mesmo depois de fazer um curso num veleiro maior há muito a aprender nos veleiros mais pequenos.

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terça-feira, 17 março 2020 10:37 terça-feira, 17 março 2020 10:37
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O termo "Carta de Marinheiro" ou "Carta" em geral refere-se ao sistema de certificação português (Carta de Marinheiro, Carta de Patrão Local, Carta de Patrão de Costa e Carta de Patrão de Alto Mar), Este são cursos essencialmente em sala e após exame conferem uma certificação legal para governar uma embarcação de recreio.

Os cursos práticos de vela, não têm como objectivo a obtenção da "Carta de Marinheiro" e não conferem esta certificação legal para governar em Portugal. Terá de se inscrever num dos cursos acima para obter esta certificação.

Num curso de vela aprende verdadeiramente a navegar adquirindo experiência prática, ao contrário dum curso que conduz a uma carta que é eminentemente teórico (essencialmente ministrado em sala de aula).

Para obter uma carta de navegador de recreio terá de se inscrever num "Curso de Navegador de Recreio" que conduz à obtenção de uma carta de navegador de recreio (Marinheiro, Patrão Local, PAtrão de Costa ou Patrão de Alto Mar).

Aconselhamos sempre que opte por um curso prático onde pode ter um primeiro contacto com a modalidade, experimentar e ver se gosta. Pode depois pensar em tirar uma carta cuja função essencial é permitir navegar independentemente e estar legal perante as autoridades.

Na West Coast pode ainda obter certificações emitidas pela autoridade Inglesa (A RYA). Consulte-nos para mais informações sobre o funcionamento deste sistema e das diferenças face ao sistema português,

Contacte-nos para obter informação adicional.

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terça-feira, 17 março 2020 10:38 terça-feira, 17 março 2020 10:38

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