FAQ - Formação Vela

Loja Online

A maior loja náutica em Portugal com mais de 45 000 produtos ao melhor preço.

Visite a  nossa loja online em https://www.lojadomar.pt.
Logo LojadoMar
Open Shop

Live Search

 
 

FAQ - Escola de Vela

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 10:05 terça-feira, 17 março 2020 10:05
A Royal Yachting Association (RYA) gere um sistema de treino certificação nas várias àreas da nautica de recreio (vela ligeira e cruzeiro, motor, windsurf) mais respeitado e reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e standards de exigência.

Existem escolas reconhecidas em todo o mundo que respeitam standards de operação exigentes (segurança, formação, equipamentos) e que como tal estão autorizadas a oferecer um programa de formação e certificação de competências em permanente melhoria e de grande qualidade. A West Coast é uma dessas escolas com certificação para treino à vela e a motor.

As suas vantagens:
list Obtenha uma certificação de comptências reconhecida internacionalmente;
list Candidate-se ao certificado para o qual já possui experência e competências (entre no programa em qualquer nível de acordo com o seu nível de experiência, evitando ter de fazer um nível inferior quando já possui experiência prévia);
list Obtenha a sua certificação em menos de 1 semana passando 5 dias a velejar (dormindo a bordo) ou 2 dias em semi-rígido;
list Explore o fantástico plano de àgua da região e Costa de Lisboa, incluindo Cascais, Sesimbra, Tróia e Sines, enquanto goza uns dias de férias;
list Navegue de forma confortável, divertida e com um bom ambiente de aprendizagem nos nossos barcos novos e ultra equipados onde vai poder conhecer e experiementar os mais modernos equipamentos.

Visite o website da Royal Yachting Association para mais informações sobre a RYA.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 00:00 terça-feira, 17 março 2020 00:00
Todos os cursos RYA são leccionados em Inglês. Esta é uma condição para a emissão de um certificado RYA.

Apenas é necessário ter conhecimentos suficientes para comunicar em inglês. A nomenclatura pode até mesmo estudar antes do seu curso com ajuda de um livro. Os nossos instrutores falam várias línguas e vão sempre ajudar para que tudo fique claro. Se não percebeu uma palavra ou um conceito em inglês o seu instrutor pode explicar-lhe em português. Mas temos de conduzir a aula em inglÊs para que fique globalmente confortável com os termos e, se decidir um dia fazer o nível seguinte numa das muitas escolas RYA espalhadas pelo mundo interior, pode prosseguir sem sobressaltos o seu percurso. Vai ver qu eé divertido e muito fácil !

Os cursos Keelboats Nivel 1,2 ou 3 podem ser leccionados em português ou em inglês, Mas não conduzem a uma certificação RYA.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 10:09 terça-feira, 17 março 2020 10:09
Qualquer pessoa que não tenha problemas de coordenação motora e que saiba nadar. Se consegue dar uma corrida para atravessar a rua e apanhar o autocarro então provavelmente não terá problemas de mobilidade e equilibrio a bordo !

Extstem no entanto alguns pré-requisitos gerais que colocamos como por exemplo:

list Deve saber nadar ou pelo menos estar "confortável" se cair à àgua;

list Actividade interdita a grávidas;

list Mais de 14 anos e para menores sempre acompanhados por um adulto.

Na sua ficha de inscrição terá de nos indicar se sofre de alguma condição médica (asma, coração, costas, restrições de alimentação). Isto não é necessariamente impeditivo de frequentar um curso - o seu instrutor precisa simplesmente de tomar precauções e saber como agir em caso de necessidade.

A partir dos 14 anos já é possível participar nos nossos cursos e actividades desde que acompanhados pelos pais. No entanto não convém "forçar" os mais novos a entrar na vela de cruzeiro demasiadamente cedo. Até aos 14 anos existem os chamados "clubes de vela" especializados em vela ligeira, com barcos ideias para as crianças (Optimist, Laser...).

Pode Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.para que lhe possamos recomendar uma opção neste caso.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 00:00 terça-feira, 17 março 2020 00:00
Depende do tipo de curso que escolher.

O G7.25 é o veleiro com 7,25m que aconselhamos para uma entrada simples e económica na prática da vela de cruzeiro. As suas características de agilidade, rapidez, facilidade de manobra e estabilidade tornam-no numa solução ideal para quem se inicia na prática da vela de cruzeiro.

Os nossos cursos em veleiros de cruzeiro ligeiros (Keelboats/day boats/ sportsboats) são uma excelente forma de começar a navegar, funcionam em 2 Níveis que podem ser feitos consecutivamente: Nível 1, Nível 2 e usam estes barcos.

Estes veleiros estão totalmente equipados para a função a que se destinam: incluem SPi simétrico e assimétrico, estai, genoa, tourmentin (e aprendemos a trocar e dobrar velas!). Têm todos os equipamentos se segurança a que a activdade maritimo turística obriga. Estes veleiros têm um plano de manutenção rigoroso que inclui manutenção a seco todos os anos.

Já os cursos do esquema RYA Sail Cruising são sempre leccionados em veleiros de cruzeiro maiores,com mais de 10m.

Temos um Bavaria 32 cruiser, um dufour 382 e um Jeanneau 36i que são o suporte para os cursos dos esquema "RYA Sail Cruising"  Também é possível fazer iniciação ("RYA Start Yachting") nestes veleiros. Desde 2015 estão ainda disponíveis 2 níveis RYA de iniciação ("RYA Start Sailing" e "RYA Basic Skills" que são níveis de inicaição em vela de cruzeiro mas que se distinguem dos ouros por não serem residenciais (não implica dormida a bordo e funcionam das 0930 as 1800).

São veleiros com acomodação e cabines que permitem já viajar, verdadeiros cruzeiros!

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 00:00 terça-feira, 17 março 2020 00:00
Nos nossos Cursos em "Keelboats" nunca encontrará encontrará mais de 4 alunos mais instrutor a bordo (e tipicamente funcionamos com 3 alunos).

Este é um ponto que distingue a nossa Escola de Vela pois apostamos numa instrução personalizada e numa aprendizagem mais intensiva. Em muitas escolas encontrará preços ligeiramente mais baixos mas aulas com 7 alunos que são apenas passeios e não verdadeiras aulas.

Com menos alunos a bordo tem mais espaço para manobrar, mais tempo de leme e mais atenção dedicada pelo seu instrutor. Desta forma é também mais provável que todos os elementos da tripulação participem activamente e atinjam um nível mais elevado no final do curso.

Com 6 ou mais alunos a bordo numa aula de 4 horas é provável que o seu envolvimento na manobra da embarcação seja residual na maioria do tempo e que o instrutor não possa acompanhar a sua evolução e adaptar o ritmo de aprendizagem às suas necessidades.

Nos cursos do esquema "RYA Sail Cruising" leccionado em veleiros de cruzeiro, o rácio máximo instrutor-aluno permitido pelça RYA é de 5:1.

A West Coast é a única escola a trabalhar com este rácio reduzido no sentido de lhe assegurar uma aprendizagem personalizada e mais eficaz.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 10:15 terça-feira, 17 março 2020 10:15
Não. Os veleiros de cruzeiro, ao contrário dos barcos de vela ligeira, não viram pois dispõem de um patilhão responsável pelo equilíbrio da embarcação.

Por exemplo, o G7.25 pesa 1250Kg dos quais 600Kg estão concentrados no patilhão de chumbo ! As embarcações de cruzeiro são equipadas com um sistema de lastro bastante elevado (patilhão) que baixa o centro de gravidade e equilibra o barco.

Para virar uma embarcação deste tipo seria necessário estar dentro de uma tempestade com ondas enormes, o que nunca acontece no Tejo.

Sempre que as condições atmosféricas não o aconselharem navegar à vela o seu skipper poderá cancelar e re-agendar a sua saída à vela por motivos de segurança.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 00:00 terça-feira, 17 março 2020 00:00
Mais uma vez depende do curso em que se inscreveu. As melhores práticas recomendam que as aulas tenham uma duração de dia completo para que tenham mais rendimento.

Para os cursos "não residenciais" aconselhamos aulas de dia completo (das 0930 às 18;00). No entanto é possível dividir as suas aulas em 4 períodos de meio-dias (em vez de 2 períodos de dia completo). Nestes casos as aulas funcionam das 0930 as 1330 ou das 1400 às 1800. No entanto, este não é o formato ideal do ponto de vista do aproveitmaento do tempo de aprendizagem.

Para os cursos RYA Start Sailing e RYA Basic Skills as aulas de dia completo são obrigatórias.

Nos restantes cursos certificados pela RYA, que são cursos "residenciais" onde dorme a bordo, encontrará tripulações até 5 alunos mais instrutor com cursos que vão dos 2 aos 5 dias. Os níveis até Day Skipper podem ser divididos por exemplo em 3+2 dias em dois fins de semana consecutivos, sendo um deles "prolongado".

De acordo com nível do curso pode incluir navegação nocturna e as chegadas aos portos dependem das condições. Num curso típico de 5 dias embarca Domingo ao final do dia e desembarca na sexta-feira seguinte a tarde até às 17:00. As aulas são sempre práticas e a bordo, mesmo quando existem alguns exercícios mais "teóricos" a efectuar estes são feitos durante a navegação, fundeado ou na marina.

A metodologia de ensino é baseada na experiência prática pelo que os alunos saem para o mar sempre que as condicoes o permitem, incluindo na primeira aula. Por isso, traga a sua roupa de mar desde o primeiro dia !

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 10:18 terça-feira, 17 março 2020 10:18
Os cursos que conduzem a uma Carta de Navegador (Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa) são essencialmente teóricos e em sala. Apesar de conferirem uma certificação legal em Portugal para governar uma embarcação não conferem experiência prática de navegação, sobretudo à vela. Estes cursos têm um programa idêntico para uma mota de água, um barco a motor ou um barco à vela.

Esta certificação legal sobretudo é necessária se vai comprar um barco ou se vai alugar e se for o responsável pelo barco. Aconselhamos que faça um curso destes depois de já ter adquirido alguma experiência prática seja a navegar a vela ou a motor.

Os cursos conducentes a uma carta de navegador de recreio são sempre leccionados em português e terminam com um exame final com examinador externo da DGRM. Neste caso o primeiro nível que pode fazer é sempre Patrão Local. Apenas pode fazer Patrão de Costa se já tiver Patrão Local há pelo menos 1 ano.

Mas se procura um curso de navegador de recreio e quer começar por aprender alguns conceitos teóricos como a navegação na carta por exemplo, então a solução será começar por um curso de navegador de recreio, provavelmente Patrão Local.

Contacte-nos sempre para ouvir o nosso conselho e para encontrarmos a solução adequada ao seu caso.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 10:19 terça-feira, 17 março 2020 10:19
Depende do curso que escolher e existem inúmeras opções que pode combinar com a sua disponibilidade.

Os cursos "Keelboats" estão disponíveis aos fins de semana e dias úteis. Os cursos RYA de 5 dias são vulgarmente feitos de segunda a sexta-feira. Mas os níveis até Day Skipper inclusivé podem ser "partidos" num formato 3+2 dias (split weekend). ISto significa que pode fazer o seu curso num fim de semana mais um fim de semana de 3 dias.

Consulte-nos para que possamos ajudar com as diversas opções e formatos.

This information was useful?

achermont achermont terça-feira, 17 março 2020 10:20 terça-feira, 17 março 2020 10:20
Os cursos são essencialmente prácticos. Obviamente, aprendem-se também muitas noções teóricas quer na primeira aula que inlcui um briefing inicial um pouco mais longo, quer aproveitando dias de mau tempo ou sem vento.

Alguns dos nossos cursos possuem um sistema de elearning como apoio à aprendizagem "teórica". Por exemplo no caso dos cursos "Keelboats Nivel 1, 2 ou 3" é aqui  pode obter  o seu manual de vela especialmente escrito e adaptado ao veleiro em que irá navegar. E tem também disponíveis alguns recursos adicionais para reforço da aprendizagem sobre RIEAM, Meteorologia entre outros.

Aconselhamos que durante a semana reveja e solidifique os conceitos práticos que aprendeu na sua aula, fazendo uso destes recursos. Consulte sempre o seu instrutor por email ou telefone em caso de dúvidas relativamente aos conceitos teóricos.

Os cursos ditos "teóricos" são sobretudo os cursos conducentes a uma Carta de Navegador de Recreio (no sistema português) e aos Cursos RYA Shorebased (no sistema da RYA leccionado em inglês),

This information was useful?

Os Nossos Barcos

barcos

Flyers Informativos

flyers

Recrutamento

job openings

A Nossa Newsletter
Subscreva para ficar ao corrente dos cursos e eventos da nossa Escola

Solicite um
Contacto


logo westcoast white



logo turismoportugal white
logo rya white


logo dgrm white
Marina de Oeiras - Loja C9
Estrada Marginal - Praia da Torre
2780-267 Oeiras
PORTUGAL
 
+351 21 099 53 20
+351 91 575 96 00



Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
                
Fazer uma pergunta
Deixe-nos aqui a sua Mensagem. Respondemos em 24 horas (dias úteis) ou até 48 horas se a sua mensagem for colocada durante o fim de semana. Obrigado por nos contactar !
1000 caracteres à esquerda